nome blog

Papo Calcinha: Sabonetes Íntimos- tire suas dúvidas!

26 outubro 2017

Olá, meus amores! O post de hoje é muito interessante, é sobre cuidados íntimos! Eu não sou ginecologista, portanto quem vai responder todas as perguntas é a Dr. Edla do Amaral, o instagram dela é @draedladoamaral tem muuuitas dicas lá. Trouxe as dúvidas mais frequentes e dúvidas que eu também tenho, então vamos lá!

Resultado de imagem para cuidados intimos pinterest




1) Pode-se usar diariamente o sabonete íntimo?

R: Podemos sim, ficando à vontade de cada mulher, ou seja, o seu uso não é indispensável. Naturalmente, a vagina libera uma combinação de fluidos e células que ajudam a eliminar as substâncias infecciosas, portanto, para uma boa higiene da região íntima, muita água e uso de sabonete neutro já é suficiente, desde que seja feita de forma correta, passando os dedos suavemente, sem muita fricção, entre os pequenos e grandes lábios, para que possa remover a gordurinha branca formada ali naturalmente.


2) Após a relação sexual é recomendável usar ou não?

R: Não é necessário fazer uma limpeza especial após a relação sexual, porém algumas mulheres o fazem porque se sentem com o cheiro e a sensação mais agradável.


3) No período menstrual, pode-se usar? 


R: O uso no período menstrual pode ser usado, mas também é opcional;  aquelas mulheres que se preocupam muito com odores ou secreções vaginais são as que têm preferência a  fazer uso do sabonete íntimo.


4) Qual a real função do sabonete íntimo?


R: A função do sabonete íntimo é manter o pH e a hidratação da pele, ajudando a manter a região da vagina saudável, prevenindo dessa forma infecções, e proporcionando uma sensação de bem-estar.


5) Quais marcas que você recomenda? 


R:  Recomendo os que contenham em sua formulação ácido lático, glicerina, ácidos graxos, e que possuem pH entre 4 e 4.5, porque preservam a flora vaginal e garantem a manutenção do pH vaginal. Existem vários no mercado, e é preciso apenas atentar-se quanto à sua composição.


6) É essencial usar o sabonete íntimo? Faz mal usar sabonete corporal nessa região?


R: Não é essencial o uso do sabonete íntimo, ficando a critério de cada mulher; naquelas que são muito preocupadas com odores ou secreções vaginais,o uso do sabonete íntimo é uma boa opção desde que usado de forma correta.


7) Faz mal usar sabonete corporal na região íntima? 


R: Devemos evitar o uso de sabonetes muito alcalinos, pois prejudicam a função e desidratam a pele. É importante saber, que a vagina libera uma combinação de fluidos e células que ajudam a eliminar as substâncias infecciosas, portanto, para uma boa higiene da região íntima, muita água e uso de sabonete neutro já é suficiente.


Fiz uma pesquisa em relação aos valores dos sabonetes íntimos e eles estão custando cerca de 20 reais, acredito que varie de farmácia para farmácia e dependendo da cidade.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês, quem ainda tiver dúvidas pode deixar aqui abaixo e quem tiver sugestão de temas sobre esse assunto deixa nos comentários! Não esqueçam de dar uma passadinha no instagram da Dr, tem muitos assuntos interessantes por lá. 

0 comentários: